terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A Fonte do que Clama


14Quando chegava a Lequi e os filisteus corriam em sua direção gritando de júbilo, o espírito de Iahweh veio sobre Sansão: as cordas que amarravam seus braços se tornaram como fios de linho queimados ao fogo, e os laços que o prendiam se soltaram das suas mãos. 15Ao ver uma queixada de jumento ainda fresca, apanhou-a e com ela matou mil homens. 16Sansão disse: "Com uma queixada de jumento eu os amontoei. Com uma queixada de jumento abati mil homens." 17Quando acabou de falar, atirou para longe a queixada. Por isso é que se deu a esse lugar o nome de Ramat-Lequi. 18Sentindo uma grande sede, clamou a Iahweh dizendo: "Foste tu que alcançaste esta grande vitória pela mão do teu servo, e agora terei de morrer de sede e cair nas mãos dos incircuncisos?" 19Então Deus fendeu a cova que estava em Lequi e correu dela água. Sansão bebeu, seus sentidos retornaram e ele se reanimou. Foi por isso que se deu o nome de En-Coré àquela fonte, que ainda existe em Lequi.
(Juízes 15: 14 a 19)

            Esse texto fala a respeito de uma das vitórias de Sansão contra os filisteus. Sansão, desde o ventre de sua mãe foi escolhido e separado por Deus para trabalhar na Sua obra. A missão dele era a de começar a livrar o povo de Deus das mãos dos filisteus, já que há quarenta anos Israel estava sendo dominado por eles. Sansão alcançou êxito em várias lutas contra os filisteus. E, nesse texto, vemos mais uma derrota dos filisteus após Sansão ter sido amarrado e entregue a eles. O Espírito de Deus vem sobre Sansão e ele fere mil homens.
            No entanto, após essa vitória, Sansão sente muita sede, uma sede tal que ele estava a ponto de morrer. A Bíblia, então, diz que Sansão CLAMOU AO SENHOR!
            Deus prontamente o atendeu e fez com que saísse água de uma cavidade. O Senhor providenciou uma fonte de águas para Sansão. E, assim, ele bebeu, se reanimou e reviveu.  Dessa forma, aquele lugar passa a ser chamado de El Hacoré, que quer dizer em hebraico, A FONTE DO QUE CLAMA.
            Dia após dia temos lutas contra o pecado, lutas contra os ataques de Satanás, obstáculos a serem vencidos, metas a serem atingidas, desafios que são postos a nós em casa, na faculdade, no trabalho...
            Talvez, você tenha conseguido vencer em muitas áreas da sua vida, talvez tenha obtido muito sucesso no que tem empreendido. Mas, apesar disso, talvez você se sinta cansado, desanimado, sem forças pra continuar e vencer o próximo obstáculo que vier.
            Talvez você se sentia acostumado com a forma como estava levando sua vida, tudo aparentemente bem e com sucesso em tudo que fazia, mas agora sente-se afastado de Deus, frio espiritualmente.
            Ou então, talvez você esteja passando por uma grande dificuldade, uma área da sua vida parece estar morrendo, talvez você não veja uma saída para o seu problema. 
            Assim como Sansão, talvez você se sinta com sede, com muita sede. Então, aja sabiamente: CLAME A DEUS.
            Mesmo naquele estado em que estava, Sansão clamou a Deus. Ele sabia que precisava de uma intervenção divina e, mediante isso, tomou uma posição e clamou a Deus. E assim como Deus se inclinou para Sansão, creia! Deus se inclinará para você e te saciará com as suas águas, te levantará, levará vida ao que está morrendo, te libertará daquilo que te aprisiona, preencherá todo o seu vazio interior. Deus quer te trazer alento e abrir para você uma fonte de águas curadoras, restauradoras, libertadoras.  Quem beber dessas águas JAMAIS terá sede (Jo 4.14)!

7 comentários: